Início / Últimas Notícias / 09 de Maio de 2019

Waterfall ou Agile? Compatíveis com o Project?

Muitas pessoas sabem da popularidade, usam ou já ouviram falar no Microsoft Project. Esta poderosa ferramenta auxilia os profissionais e empresas a gerenciarem suas tarefas e projetos de uma forma muito prática e intuitiva, fazendo uso de todo padrão de interface do Microsoft Office.

Com a popularização e grande adoção de metodologias ágeis nas empresas, ou em determinados departamentos, surgiram algumas ferramentas para este propósito, porém com visões executivas muito limitadas. Geralmente encontramos cenários onde a equipe de PMO precisa fazer uso de outros aplicativos, como o versátil e multifuncional Excel ou PowerPoint, para apresentar o status de todas as iniciativas da empresa aos gestores e executivos em geral. Isso gera um grande risco de erros por inputs manuais e sobrecarrega o PMO com tarefas operacionais, tirando seu tempo de onde realmente deveria estar sendo utilizado.

A boa notícia é que a plataforma PPM da Microsoft permite que as empresas trabalhem com metodologias híbridas e escolham a melhor alternativa para cada tipo de projeto, seja ele no tradicional modelo cascata ou agora com o ágil.

Esta funcionalidade foi inicialmente disponibilizada no ano passado para empresas que possuem o Project na versão online, mas agora passa a ser disponibilizada também na versão do Project 2019.

A definição do tipo de projeto a ser utilizado pode ser feita através da tela de “Novo Projeto”:

Ao escolher um projeto de Sprints o Project exibirá a sua tela para criação de sprints, permitindo ao usuário utilizar o Painel de Tarefas que exibe as tarefas por estágio e possibilita a atualização direta apenas arrastando as mesmas para o estágio em questão:

A grande vantagem do uso do Project para projetos ágeis é que, além de ele permitir o uso simples como outras ferramentas de mercado, o Project utiliza a sua base única e consolida todas as informações, facilitando a geração de dashboards e relatórios em tempo real.

Reparem que para cada tarefa há a possibilidade de detalhá-la e alocar recursos que são os mesmos da base do Project:

Tudo fica integrado e facilmente gerenciável.

Assine nossa newsletter!